Results for 'Ira E. Kasoff'

954 found
Order:
  1. Estrategias terapéuticas e intelectualismo en el De ira de Séneca.Rodrigo Sebastián Braicovich - 2015 - Ideas Y Valores 64 (158):85-105.
    Pretendo demostrar que a) el tratado *De ira* de Séneca incluye no una sino dos estrategias terapéuticas diseñadas para evitar la ira, y que b) que la segunda de estas estrategias –la cual ha sido desatendida en la literatura secundaria– presenta problemas irresolubles cuando la contrastamos contra la teoría estoica de la acción, la cual se funda en premisas intelectualistas.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2. A ira, o trovão e o círculo.Cristiano Novaes Rezende - 2012 - Analytica (Rio) 16 (1-2):85-118.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Peccatum pessimum. L’ira nella Moralis philosophia di Ruggero Bacone.Silvana Vecchio - 2019 - In Fabrizio Amerini, Simone Fellina & Andrea Strazzoni (eds.), _Tra antichità e modernità. Studi di storia della filosofia medievale e rinascimentale_. Raccolti da Fabrizio Amerini, Simone Fellina e Andrea Strazzoni. Firenze-Parma, Torino: E-theca OnLineOpenAccess Edizioni, Università degli Studi di Torino. pp. 372-394.
    The analysis of the moral doctrines contained in the Moralis philosophia of Roger Bacon reveals the central place reserved to the vice of anger. Bacon considers it a very serious sin, which goes against the human nature and makes many devastating effects on individuals and their social relations. Bacon’s moral doctrines are based on a source that has been recently rediscovered, Seneca’s De ira. Bacon is one of the first authors to quote extensively that work. Bacon’s enthusiasm for the Latin (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Sófocles: Teatro, Política e Desobediência Civil.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    Ciência Política: Introdução à Sófocles*1 -/- Science Politics: Introduction to Sophocles -/- Emanuel Isaque Cordeiro da Silva*2 -/- Sófocles (496/4-406 a.C.) -/- 1 CONTEXTO HISTÓRICO: TEATRO E POLÍTICA -/- Na Grécia antiga, o teatro fazia parte das celebrações religiosas, especialmente nos rituais e representações dos festivais em homenagem ao deus Dionísio. A tragédia nasceu de tais circunstâncias, culminando seu apogeu no século V a.C., com as peças de Ésquilo*3 (525-456a.C.), SÓFOCLES*4 (496/4-406 a.C.) e Eurípedes*5 (480-406 a.C.). Pode-se dizer que, contrário (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Aristóteles e a tradição megárica acerca da dynamis.Beatriz Saar - 2023 - Eleutheria 8 (14):8-20.
    O presente artigo tem como objetivo principal esclarecer a concepção da tradição megárica acerca do conceito de capacidade (δύναμις), tal como apresentada no livro Theta da Metafísica de Aristóteles. A análise se faz necessária devido à falta de atenção aristotélica na formulação da tese adversária dos megáricos, pois em nenhum momento Aristóteles parece nos oferecer argumentos plausíveis que justifiquem de maneira adequada a tese de seus oponentes. Partindo desta dificuldade de reconstrução do argumento megárico e visando lhe oferecer uma maior (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Concentrados e Rações Para Cabras em Lactação.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - 2022 - Informe Zootécnico 1:1-23.
    Concentrados e Rações Para Cabras em Lactação -/- ___________________________________________________________________________ De um modo geral, há grande dificuldade nas criações zootécnicas nacionais para a formulação e uso racional de concentrados nas rações dos animais, neste caso, de caprinos, em especial, para cabras em lactação. O problema torna-se real e complexo em função das particularidades apresentadas pelos animais relativas ao seu trato digestivo, além de seus hábitos alimentares. Uma séria dificuldade relacionada com a tomada de decisão no momento da formulação da ração concentrada (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Hormônios e Sistema Endócrino na Reprodução Animal.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva & Emanuel Isaque Da Silva - manuscript
    HORMÔNIOS E SISTEMA ENDÓCRINO NA REPRODUÇÃO ANIMAL -/- OBJETIVO -/- As glândulas secretoras do corpo são estudadas pelo ramo da endocrinologia. O estudante de Veterinária e/ou Zootecnia que se preze, deverá entender os processos fisio-lógicos que interagem entre si para a estimulação das glândulas para a secreção de vários hormônios. -/- Os hormônios, dentro do animal, possuem inúmeras funções; sejam exercendo o papel sobre a nutrição, sobre a produção de leite e sobre a reprodução, os hormônios desempenham um primordial papel (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Educação e polidez em David Hume.Mariana Dias Pinheiro Santos - 2019 - Encontro de Pesquisadores Iniciantes Das Humanidades – IH! 2019.
    O filósofo escocês David Hume é comumente lembrado, por aqueles que não estão familiarizados com sua obra, como o autor que iluminou Immanuel Kant e como uma figura de grande importância no empirismo. Mas estamos preocupados neste texto é com uma outra parte dos seus engenhos. Pretendemos ver neste autor algo que era comum em parte de seus contemporâneos, a saber, preocupações com o cenário em que se incluía com seus compatriotas, com o rumo que a sociedade estava levando, com (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Métodos de Formulação e Balanceamento de Rações para Bovinos.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    INTRODUÇÃO A maioria dos alimentos que os bovinos de corte e leite consomem são os alimentos volumosos (forragens, gramíneas ou leguminosas) que é um alimento que possui teor de fibra detergente neutra (FDN) ≥ 25% da matéria seca (MS), ou teor de fibra ≥ 18% da MS. Por possuir grande quantidade de fibra em sua composição é um alimento que possui menor concentração de proteínas, carboidratos não estruturais (CNE) e lipídios. Para que um animal possa manter-se com alimentação volumosa, é (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Duração e Memória: A Crítica de Gaston Bachelard ao Psicologismo Temporal Bergsoniano.Fernando Machado - 2016 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 8 (18):109-125.
    Em A intuição do instante (1932) e A dialética da duração (1936), a problematização a respeito do tempo levantada por Bachelard, a partir das teses bergsonianas da duração, deixa de ser uma simples reinterpretação do conceito de tempo e passa a se encaminhar aos poucos para uma ruptura evidente com o bergsonismo. Neste artigo, trataremos dessa ruptura via a interpretação psicológica da duração feita por Bachelard, fato esse que automaticamente estabelece um contraponto com o psicologismo temporal bergsoniano, sobretudo em A (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. (1 other version)Reprodução Animal: Fisiologia do Parto e da Lactação Animal.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva -
    FISIOLOGIA DO PARTO E DA LACTAÇÃO ANIMAL -/- ANIMAL REPRODUCTION: PHISIOLOGY OF PARTURITION AND ANIMAL LACTATION -/- Emanuel Isaque Cordeiro da Silva Departamento de Zootecnia da UFRPE WhatsApp: (82)98143-8399 -/- 1. INTRODUÇÃO O sucesso biológico do processo de reprodução culmina com a sobrevivência das crias. Durante a gestação, o feto desenvolve-se no útero materno protegido das influências externas, e obtendo os nutrientes e o oxigênio através da mãe. O parto é o processo biológico que marca o fim da gestação e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A Jangada do Self: Usos Soteriológicos do Eu e do Não-Eu no Buddhismo Antigo.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Paralellus 10 (24):279-294.
    O objetivo deste artigo é sugerir que os ensinamentos Buddhistas sobreanattā(não-eu) não devem ser entendidos como uma negação categórica do eu, mas fazem parte de uma estratégia soteriológica comumente empregada pelo Buddha, de utilizar algo como ferramenta para o seu próprio fim. Tomando o kamma(ação) como o elemento central que estrutura todos os ensinamentos, podemos pensar na identificação do eu como um tipo de ação. Algumas instâncias desta ação serão hábeis e condutoras à libertação, e outras inábeis e condutoras ao (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. (2 other versions)Sociologia: Aspectos Estruturais e Conjunturais.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva, Alana Thaís da Silva & Eduarda Carvalho Fontain -
    SOCIOLOGY: STRUCTURAL AND CONJUNCTURAL ASPECTS Sabemos, por intermédio de pesquisas na área sociológica, que o nascimento e formação da Sociologia como ciência é proveniente de uma série de metamorfoses históricas. Isso implica dizer que as idiossincrasias mais genéricas da Sociologia têm um elo peculiar com a maneira como o corpo social se organizou e estruturou ao passo do final do século XIX e início do século XX. O feitio do arranjo da vida em corpo social nesse lapso, isto é, o (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A filosofia de Deleuze a partir da imanência, do acontecimento e do conceito.Carlos Machado - 2023 - Griot 23 (1):28-38.
    Célebre por um tipo de filosofia que se caracteriza pelas linhas de fuga e pela desterritorialização de um pensamento nômade, Deleuze se reconhece como um filósofo sistemático. Como todo sistema, uma filosofia sistemática se define por um conjunto de elementos que se compõem e se alinham de modo a conferir a ele uma coerência. O presente artigo pretende demonstrar como o conjunto da filosofia de Deleuze confere uma organicidade e verosimilhança a seu sistema de pensamento a partir da articulação entre (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O tempo e a vida em Gaston Bachelard.Fernando Machado - 2017 - Dissertation, Universidade Federal de Goiás
    O objetivo da presente dissertação é mostrar como Bachelard edifica a noção de vida em sua filosofia por meio de uma reflexão sobre o problema filosófico do tempo e das noções de instante e duração. Ao refletirmos sobre o instante descontínuo associando-o a outros conceitos que perpassam seus escritos, tanto epistemológicos, quanto poéticos, estabeleceremos de que maneira o pressuposto teórico de complementariedade entre as duas vertentes de seu pensamento é alcançado. Destacaremos também que em sua metafísica o ser do homem (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. INFERTILIDADE SAZONAL EM SUÍNOS: O QUE SABEMOS E COMO MINIMIZAR OS PROBLEMAS.Lucas Felipe Presotto, Camila Hensel, Giovan Lucas Rempel, João Miguel Sitta Alves, Larissa Iara Ritzel & Marcelo Lauxen Locatelli - 2022 - Revista Inovação – Gestão e Tecnologia No Agronegócio 1 (1):142-148.
    A porca é uma poliéstrica anual, com cios éstricos de 21 dias, com ciclo éstrico dividido em quatro estágios: pró-estro e estro e metaestro e diestro. Ocorre o crescimento folicular, e os maiores, que produzem mais estrógeno, seguirão para ovulação. Na fase folicular, ocorre pulsos de GnRH provocando ovulação dos folículos, ficando mais reativos a gonadotrofinas e aumentam a liberação de estrógeno. É liberado LH e aumentam os receptores de FSH, permitindo que os folículos atinjam o tamanho pré-ovulatório (há um (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O filme Medianeras sob a perspectiva da reificação e o ensino de Filosofia.Gilberto Miranda Jr - 2016 - Filosofia, Arte e Militância Docente.
    O presente artigo tem por objetivo analisar a produção cinematográfica "Medianeras – Buenos Aires na era do amor virtual" sob a perspectiva do conceito de Reificação de György Lukács, problematizando transversalmente os protestos urbanos do início do século XXI e a vida urbana na contemporaneidade. Em seguida irá problematizar o uso de filmes no ensino de Filosofia, sua pertinência enquanto ferramenta de ensinoaprendizagem e o sentido da transversalidade como campo de atuação do ensino de Filosofia no Ensino Médio a partir (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Definição de Conceitos Básicos na Reprodução Animal: Fertilidade, Fecundidade e Prolificidade - Suínos.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    1. INTRODUÇÃO -/- No "mundo" das produções animais, e sem que saibamos exatamente o motivo ou os motivos, não é incomum observar, mesmo a nível docente (faceta em que nos sentimos especialmente culpados), uma notável discussão (obscuridade de ideias e/ou na linguagem, produzida deliberadamente ou não) ao abordar os conceitos de fertilidade, fecundidade e prolificidade. -/- Esta falta de clareza conceitual torna-se tanto mais manifesta quando, precisamente a partir dos referidos conceitos, se pretende efetuar, por exemplo, uma programação ou uma (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Manejo na Avicultura: Postura, Iluminação e Incubação dos Ovos.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    MANEJO NA AVICULTURA: POSTURA, ILUMINAÇÃO E INCUBAÇÃO DOS OVOS -/- MANAGEMENT IN POULTRY: POSTURE, ILUMINATION AND INCUBATION OF THE EGGS -/- 1. INTRODUÇÃO A produção de ovos no Brasil está próxima de 45 bilhões de unidades por ano, mantendo um desenvolvimento constante em todos os seus aspectos: genética, instalações, patologia, alimentação, etc. Ao longo do presente trabalho, pretende-se estabelecer os conceitos que estão ligados à produção de ovos, distribuição de ovoprodutos e refletir as ideias básicas sobre os programas de iluminação (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Avicultura: Formação do Ovo.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    INTRODUÇÃO O ovo da galinha consiste em uma célula reprodutiva bastante comparável às encontrada nos mamíferos. Todavia, no caso da galinha, essa célula reprodutiva localiza- se na superfície da gema, sendo preenchida por albumens, membranas de casca, casca e cutícula. O ovário é responsável pela formação da gema; as porções restantes do ovo originam-se no canal do oviduto. • OVÁRIO No momento do desenvolvimento precoce do embrião, existem dois ovários e dois ovidutos, entretanto o conjunto ovário-oviduto direito atrofia-se, deixando apenas (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O Devido como Garantidor da Excelência: Análises a partir do Livro V da Ethica Nicomachea.Felipe Alves da Silva - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):56-86.
    O presente trabalho tem por finalidade analisar, a partir do livro V da obra Ethica Nicomachea, se a justiça poderia ser tomada como um meio que irá auxiliar os cidadãos a desenvolver plenamente as suas virtudes. Buscar-se-á fundamentar que é através da justiça que os bons cidadãos seriam formados, bem como o bom caráter seria cultivado. Analisar-se-á, também, ainda que minimamente, o que Aristóteles entende de fato por justiça, de que o justo seria dar a cada um o que lhe (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Chính trị Mỹ trong xử lý khủng khoảng khí hậu có thể chính là một cuộc khủng hoảng.Nhiệt Kế - manuscript
    Thảm họa thiên nhiên luôn gây ra những tổn thất lớn về người và của. Với Florida, Hurricane Idalia 2023 chính là một thảm họa khắc nghiệt. Chỉ mới bắt đầu, nhưng cơn bão đã gây ngập lụt, và làm nửa triệu dân Bắc Florida và Georgia mất điện. Nước ngập hàng mét. Thế mà cuộc đấu chính trị đã dẫn tới một điều kỳ lạ, Thống đốc Florida, Ron DeSantis, đã từ chối trợ cấp liên bang trị giá 5 (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Sanidade Animal: Doenças Causadas por Alimentação Inadequada.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    DOENÇAS CAUSADAS POR ALIMENTAÇÃO INADEQUADA    Emanuel Isaque Cordeiro da Silva Departamento de Zootecnia da UFRPE E-mail: [email protected] WhatsApp: (82)98143-8399  INTRODUÇÃO Das muitas doenças esporádicas que podem afetar os animais, as mais frequentes afetam o aparelho digestivo ou são causadas pelo consumo de alimentos inadequados. Nas alterações que ocorrem no estômago e intestino é muito estreita a relação entre as doenças e a alimentação. Por um lado, os alimentos em más condições, sujos, ácidos, umedecidos, contaminados ou administrados (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Real impossible worlds : the bounds of possibility.Ira Georgia Kiourti - 2010 - Dissertation, University of St Andrews
    Lewisian Genuine Realism about possible worlds is often deemed unable to accommodate impossible worlds and reap the benefits that these bestow to rival theories. This thesis explores two alternative extensions of GR into the terrain of impossible worlds. It is divided in six chapters. Chapter I outlines Lewis’ theory, the motivations for impossible worlds, and the central problem that such worlds present for GR: How can GR even understand the notion of an impossible world, given Lewis’ reductive theoretical framework? Since (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  25. The Direct Argument and the burden of proof.Ira M. Schnall & David Widerker - 2012 - Analysis 72 (1):25-36.
    Peter van Inwagen's Direct Argument (DA) for incompatibilism purports to establish incompatibilism with respect to moral responsibility and determinism without appealing to assumptions that compatibilists usually consider controversial. Recently, Michael McKenna has presented a novel critique of DA. McKenna's critique raises important issues about philosophical dialectics. In this article, we address those issues and contend that his argument does not succeed.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  26. Rhetorical Humanism vs. Object-Oriented Ontology: The Ethics of Archimedean Points and Levers.Ira Allen - 2014 - Substance 43 (3):67-87.
    Archimedes of Syracuse has long provided a touchstone for considering how we make and acquire knowledge. Since the early Roman chroniclers of Archimedes’ life, and especially intensively since Descartes, scholars have described, sought, or derided the Archimedean point, defining and redefining its epistemic role. “Knowledge,” at least within modernity, is rhetorically tied to the figure of the Archimedean point, a place somewhere outside a regular and constrained world of experience. If this figure still leads to useful ways of thinking about (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  69
    A Philosopher at the Door: A Theatrical Interruption.Ira Avneri - 2023 - Journal of Dramatic Theory and Criticism 37 (2):27-48.
    The article discusses the image of the disruptive entrance of a philosophical stranger into a house related to theatre, as introduced in Plato's Symposium, Bertolt Brecht's dialogues of Der Messingkauf, and Walter Benjamin's essays on Brecht's theater. In each of these cases, the interruption caused by the entrance sets the stage for a performance of philosophy within the arena of theatre. The fact that all three cases are scenes introduced in philosophical texts that address the art of theatre shows how (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  57
    The vertical axis and the agôn between theatre and philosophy.Ira Avneri - 2024 - Journal of Aesthetics and Culture 16:1.
    This article explores the controversy between ancient Greek dramatists and their fellow philosophers over the vertical axis, with special reference to Socrates. I begin with a discussion of the vertical axis in Greek theatre, and turn to Sophocles’ Oedipus Tyrannus to discuss the vertical as a manifestation of the tragic preference ascribed to our “divine” upper body over our “bestial” lower body. Then, I discuss the deus ex machina as an image of divine vertical intervention in the horizontal human plot, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Cap Go Meh Festival as a multicultural event in tourism policy at Singkawang City, Indonesia.Ira Patriani & Rasidi Burhan - 2019 - African Journal of Hospitality, Tourism and Leisure 8 (6).
    Research in this study was conducted in Singkawang city, West Kalimantan Province, Indonesia which embraces a harmonious multicultural society with three major ethnicities, namely TIDAYU (Chinese, Dayak and Malay). The rich cultural diversities give positive advantages for tourism development and bode well for significant local economic growth. Among others, the Cap Go Meh (Chinese religious tradition) is considered to the biggest event in the region that involves the TIDAYU. Even though the Cap Go Meh is annually celebrated in many different (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Cassirer’s Revision of Cohen. Ira - 2019 - Proceedings of the 4th International Conference on Contemporary Education, Social Sciences and Humanities (ICCESSH 2019).
    Ernst Cassirer has been proclaimed a follower of Hermann Cohen. However, Cassirer modified the basic concepts of Cohen’s theory of knowledge, so that Cassirer’s philosophical positions in many aspects actually stand in opposition to Cohen’s. Although Cassirer did follow Cohen’s methodology coherently, in that path he refuted the main positions of his teacher. Cohen’s philosophical task was forwarding Kant’s critical method to construct a theory of knowledge. He aimed not only to renew Kant’s method in the way he interpreted it, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  75
    (1 other version)The Direct Argument for Incompatibilism.David Widerker & Ira M. Schnall - 2014 - In David Widerker & Ira M. Schnall (eds.), David Palmer (ed.) Libertarian Free Will, Oxford University Press, 2014, pp. 88-106. pp. 88-106.
    Peter van Inwagen's Direct Argument (DA) purports to establish the incompatibility of determinism and moral responsibility, without appealing to the notion of avoidability, a notion on whose analysis compatibilists and incompatibilists disagree. Van Inwagen intended DA to refute compatibilism, or at least to shift the burden of proof onto the compatibilist. In this paper, we offer a critical assessment of DA. We examine a variety of objections to DA due to John Fischer and Mark Ravizza, Ishtiyaque Haji, Seth Shabo, Michael (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Movimentos e mobilizações sociais: originalidade e desafios.A. Duque, E. & Calheiros - 2017 - População E Sociedade 27:170-186.
    Resumo: A crise na União Europeia e os programas de austeridade subsequentes fizeram emergir uma miríade de movimentos sociais, diversos na sua natureza e nos seus propósitos. O que se pretende aferir neste artigo é a relação e a conexão existentes entre o Estado, o poder económico, a sociedade civil e os movimentos sociais neste contexto específico de crise. Procuraremos, nesta breve abordagem, explanar alguns elementos de originalidade intrínsecos aos movimentos sociais hodiernos, patentes na sua forma de participação e organização, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  81
    Fenomenologia e Estética Comparativa:antropometrias e (in)visibilidades nos Corpus. Para um diálogo entre Yves Klein e Merleau-Ponty.Paulo Alexandre E. Castro - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):485-509.
    Este ensaio estabelece uma comparação estética e fenomenológica entre os pensamentos de Yves-Klein e Merleau-Ponty. Se o pintor materializou as suas reflexões e concepções em obra pictórica, o fenomenólogo francês dissertou na escrita filosófica o resultado da sua reflexão. Da análise conjunta entre um e outro resulta esta fenomenologia e estética comparativa que apresenta alguns conceitos fundamentais que alimentaram essas reflexões, tais como a visibilidade, o corpo, o mundo. Assim, para além dessa comparação, este ensaio viabiliza o diálogo entre ambos. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Lalumera, E. 2017 Understanding schizophrenia through Wittgenstein: empathy, explanation, and philosophical clarification, in Schizophrenia and Common Sense, Hipólito, I., Gonçalves, J., Pereira, J. (eds.). SpringerNature, Mind-Brain Studies.E. Lalumera - 2018 - In I. Hipolito, Jorge Goncalves & J. Pereira (eds.), Schizophrenia and Common Sense, Hipólito, I., Gonçalves, J., Pereira, J. (eds.). SpringerNature, Mind-Brain Studies. Springer.
    Wittgenstein’s concepts shed light on the phenomenon of schizophrenia in at least three different ways: with a view to empathy, scientific explanation, or philosophical clarification. I consider two different “positive” wittgensteinian accounts―Campbell’s idea that delusions involve a mechanism of which different framework propositions are parts, Sass’ proposal that the schizophrenic patient can be described as a solipsist, and a Rhodes’ and Gipp’s account, where epistemic aspects of schizophrenia are explained as failures in the ordinary background of certainties. I argue that (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Proprietà e ricchezza nel pensiero di sant'Ambrogio.E. Frattini - forthcoming - Rivista Internazionale di Filosofia Del Diritto.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. O problema do mal e da presciência divina em De libero arbitrio de Santo Agostinho.Gabriel Lins E. Oliveira Batista - 2021 - Revista Aproximação 16:78-94.
    O presente trabalho visa apresentar a solução dada por Santo Agostinho ao problema do mal, aliado à aparente contraditoriedade entre a presciência de Deus e a liberdade humana. Para isto, será útil como bibliografia principal do filósofo sua obra De libero arbitrio, um livro em forma de diálogo onde o pensador esclarece suas posições acerca do livre-arbítrio e da presciência divina.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A construção política do "eu" no comportamentalismo radical: Opressão, submissão e subversão.C. E. Lopes - 2024 - Acta Comportamentalia 32:73-91.
    De uma perspectiva comportamentalista radical, o eu é um repertório verbal complexo, que, como tal, tem uma gênese social. O reconhecimento da origem social do “eu” abre caminho para uma análise política, incluindo uma discussão do pa- pel das relações de poder na constituição do eu. Entretanto, uma concepção radicalmente social do “eu”, como a proposta pelo comportamentalismo, suscita um problema político: se o eu é integralmente produto do ambiente social, de onde viria uma eventual “vontade” de romper com esse (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. La misoginia in atto nel discorso giuridico: victim blaming e riduzione al silenzio.E. Volta - 2023 - Versus 1 (Linguaggio, violenza e pratiche):pp. 221-240.
    Shedding light on the political power and oppressive potential of language, theories of illocutionary silencing and discursive injustice show how gender, class and race can shape the pragmatics of speech, limiting in some circumstances the speaker’s ability to do things with her words. This article takes a close look at discursive injustice in trials for gender-based violence in connection with the phenomenon of misogyny. It argues that in the courtroom the testimony of the complainant is sometimes silenced by a sexist (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Gender-Affirmation and Loving Attention.E. M. Hernandez - 2021 - Hypatia 36 (4):619-635.
    In this article, I examine the moral dimensions of gender affirmation. I argue that the moral value of gender affirmation is rooted in what Iris Murdoch called loving attention. Loving attention is central to the moral value of gender affirmation because such affirmation is otherwise too fragile or insincere to have such value. Moral reasons to engage in acts that gender affirm derive from the commitment to give and express loving attention to trans people as a way of challenging their (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  40. The Interpretation of Classically Quantified Sentences: A set-theoretic approach.Guy Politzer, Jean-Baptiste Van Der Henst, Claire Delle Luche & Ira Noveck - 2006 - Cognitive Science 30 (4):691-723.
    We present a set-theoretic model of the mental representation of classically quantified sentences (All P are Q, Some P are Q, Some P are not Q, and No P are Q). We take inclusion, exclusion, and their negations to be primitive concepts. It is shown that, although these sentences are known to have a diagrammatic expression (in the form of the Gergonne circles) which constitute a semantic representation, these concepts can also be expressed syntactically in the form of algebraic formulas. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41. A Pluralist Perspective on Shape Constancy.E. J. Green - forthcoming - The British Journal for the Philosophy of Science.
    The ability to perceive the shapes of things as enduring through changes in how they stimulate our sense organs is vital to our sense of stability in the world. But what sort of capacity is shape constancy, and how is it reflected in perceptual experience? This paper defends a pluralist account of shape constancy: There are multiple kinds of shape constancy centered on geometrical properties at various levels of abstraction, and properties at these various levels feature in the content of (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  42. Spatial perception: The perspectival aspect of perception.E. J. Green & Susanna Schellenberg - 2018 - Philosophy Compass 13 (2):e12472.
    When we perceive an object, we perceive the object from a perspective. As a consequence of the perspectival nature of perception, when we perceive, say, a circular coin from different angles, there is a respect in which the coin looks circular throughout, but also a respect in which the coin's appearance changes. More generally, perception of shape and size properties has both a constant aspect—an aspect that remains stable across changes in perspective—and a perspectival aspect—an aspect that changes depending on (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   21 citations  
  43. A Survey of Logical Realism.Tuomas E. Tahko - 2021 - Synthese 198 (5):4775-4790.
    Logical realism is a view about the metaphysical status of logic. Common to most if not all the views captured by the label ‘logical realism’ is that logical facts are mind- and language-independent. But that does not tell us anything about the nature of logical facts or about our epistemic access to them. The goal of this paper is to outline and systematize the different ways that logical realism could be entertained and to examine some of the challenges that these (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  44. Agency in the Space of Reasons. A Comment on The Castle.Josep E. Corbi - 2021 - In Petr Kotátko & Tomas Koblízek (eds.), Lessons From Kafka. Praha: Filosofia. pp. 113-140.
    The received view about rationalizing explanations divides our psychological status into two kinds: beliefs and desires. In *The Retrieval of Ethics*, Talbot Brewer makes a case against this view. In this paper, I examine our experience as readers of *The Castle* by Franz Kafka to support Brewer's critical program, that is, his challenge to the received view. I will argue, however, that a proper analysis of this experience poses a serious problem to Brewer's alternative approach, that is, to his attempt (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Veritas in fabula ou imaginação e poesia do mundo em Descartes.Paulo Alexandre E. Castro - 2013 - In Centro de Filosofia Universidade de Lisboa (ed.), Poética da Razão. pp. 503-516.
    The role of imagination in Descartes. The critic of Sartre to the concept of image in Descartes.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Interview with Steven E. Hyman.Steven E. Hyman - 2012 - Trends in Cognitive Sciences 16 (1):3-5.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Can We Perceive the Past?E. J. Green - forthcoming - In Lynn Nadel & Sara Aronowitz (eds.), Space, Time, and Memory. Oxford University Press.
    A prominent view holds that perception and memory are distinguished at least partly by their temporal orientation: Perception functions to represent the present, while memory functions to represent the past. Call this view perceptual presentism. This chapter critically examines perceptual presentism in light of contemporary perception science. I adduce evidence for three forms of perceptual sensitivity to the past: (i) shaping perception by past stimulus exposure, (ii) recruitment of mnemonic representations in perceptual processing, and (iii) perceptual representation of present objects (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. Empathy & Literature.A. E. Denham - 2024 - Emotion Review 16 (2):84-95.
    There is a long tradition in philosophy and literary theory defending the view that engagement with literature promotes readers’ empathy. Until the last century, few of the empirical claims adduced in that tradition were investigated experimentally. Recent work in psychology and neuropsychology has now shed new light on the interplay of empathy and literature. This article surveys the experimental findings, addressing three central questions: What is it to read empathically? Does reading make us more empathic? What characteristics of literature, if (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Ex-Ante Prioritarianism Violates Sequential Ex-Ante Pareto.Johan E. Gustafsson - 2022 - Utilitas 34 (2):167-177.
    Prioritarianism is a variant of utilitarianism. It differs from utilitarianism in that benefiting individuals matters more the worse off these individuals are. On this view, there are two standard ways of handling risky prospects: Ex-Post Prioritarianism adjusts for prioritizing the worse off in final outcomes and then values prospects by the expectation of the sum total of those adjusted values, whereas Ex-Ante Prioritarianism adjusts for prioritizing the worse off on each individual's expectation and then values prospects by the sum total (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  50. Alienação e Escravatura a Partir de 'Precious' ou aquilo que não queremos ver.Paulo Alexandre E. Castro - 2013 - In Cine-Clube de Aavnca (ed.), Avanca Cinema. Cine-Clube de Avanca. pp. 66-71.
    Abstract: Alienation and slavery from Precious or what we don't want to see. It is our purpose to establish, in a parallel reading, these two films (highly rewarded), namely The Fence and Precious, that apparently being so different, are an illustration of the reality of life and the modern democratic world: the social uprooting and slavery. If in the movie of Phillip Noyce and Christone Olsen The Fence, is told a story of three young Aboriginal girls who are forcibly taken (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 954